Publicada em 12 de Fevereiro de 2016 �s 12h45
Na manhã desta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou o último Dia D da busca ativa para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, e contou com a participação do governador Wellington Dias, da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, do secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, além de técnicos da Seduc.
Apesar de Teresina ser o carro chefe, a mobilização ocorre em todo o estado. "Nossa meta era realizar 30 mil matrículas na alfabetização de jovens e adultos e 20 mil no ensino fundamental e médio. Na última semana, ultrapassamos a marca de 50 mil matrículas para 2016. São 11 mil matrículas a mais que em 2015. Até o final do ano, queremos elevar esse número para 70 mil matrículas", destacou a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade.
A meta do Estado é ofertar educação de qualidade e acabar com o analfabetismo no estado. "Estamos nessa busca ativa para estimular aqueles que estão parados, fora da sala de aula, independente da idade, a retomarem os estudos. Um estado cresce quando há a evolução do seu povo, por isso, estamos investindo massivamente em educação", destacou o governador Wellington Dias.
As buscas ativas serviram para acelerar os processos de matrículas porque muito alunos que trabalham, outros são pais e mães de famílias, que precisam ser convencidos a voltarem a estudar, diante de tantos fatores que interferem. Do universo de 665 escolas da rede pública estadual de ensino, apenas 360 ofertavam o ensino da EJA. A meta da Seduc é levar o ensino de jovens e adultos para todos os 224 municípios do Piauí e universalizar a modalidade de ensino em todas as 665 escolas.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, destacou que "a Seduc tem uma meta bastante ousada, mas se levarmos em conta que o Piauí possui cerca de 1 milhão de pessoas que deixaram de estudar, devemos agir rápido. E o retorno delas para as salas de aula é fundamental para modificar essa realidade. Nós não podemos forçá-los a isso, mas estamos incentivando-os pois a educação é o caminho para uma vida melhor", ressaltou a gestora.
Dona Maria, 56 anos, foi uma das primeiras a efetivar a matrícula. A dona de casa parou os estudos no 2º ano do ensino fundamental e vê agora a possibilidade de concluir os estudos. "Vou voltar a estudar e quem sabe até conseguir entrar numa faculdade, porque nada é impossível. E vou voltar para a sala de aula junto com milha filha, que é cadeirante, e que também tinha parado os estudos no 8º ano. Uma vai apoiar a outra e vai dar certo", disse Maria. A campanha
A busca ativa de matrículas encerra hoje, mas quem desejar obter uma vaga na Educação de Jovens e Adultos, pode se dirigir às escolas da rede estadual de ensino de posse dos documentos pessoais e comprovante de residência. As escolas que ofertam a EJA estarão identificadas por meio de cartazes.
Para os alunos que não possuem a comprovação de escolarização, a própria escola possui uma equipe técnica que fará a avaliação diagnóstica para a adequação do aluno à série real.
Tarcíso Pires, gerente da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) enfatiza que foi determinado que cada GRE alcance sua meta. "Estamos na campanha desde o início e cada gerência tem que alcançar uma meta. A 4ª GRE tem a meta de matricular 3 mil alunos. Hoje já temos mais de dois mil jovens matriculados e ainda estamos correndo atrás da meta. Nossa gerência tem mais de 40 escolas e pouco mais de 20 ofertam a Educação de Jovens e Adultos. Estamos buscando esses alunos para abrir para eles portas e horizontes", declara o gerente. Reajuste do piso salarial
Durante o evento, o governador Wellington Dias informou que, na noite dessa quinta-feira (11), ele e a secretária Rejane Dias, reuniram-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte), no Palácio de Karnak, onde foi apresentada a proposta de reajuste de 11,36% para os professores, a serem pagos em três parcelas.
"A classe sindical vai avaliar a proposta e deve ocorrer outra assembleia, de onde deve sair o resultado final das negociações, já que para a Seduc o calendário de atividades letivas continua o mesmo, e as aulas devem iniciar na segunda-feira (15)", destaca o governador.