Publicada em 17 de Maio de 2016 �s 12h23
O secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, disse, nesta terça-feira (17), que o Governo do Estado aguarda uma posição dos professores e servidores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a respeito das propostas apresentadas pelo governador Wellington Dias na última rodada de negociação com representantes da categoria. Segundo ele, é importante que a categoria tome uma decisão logo para a retomada das atividades da universidade, que é um instrumento de suma importância para o desenvolvimento do Piauí.
As propostas apresentadas aos docentes e técnicos da Uespi, que estão em greve há quase um mês, atendem todas as reivindicações dentro da capacidade administrativa do Estado. Para os docentes, as promoções e progressões serão feitas em junho e outubro deste ano. Para os técnicos, o pagamento seria concluído em junho, sem a necessidade de parcelamento, além de uma alteração da tabela de pagamento das faixas salariais da categoria. Para os alunos, será feita a atualização das bolsas e a elaboração de um calendário permanente com pagamento até o dia 30 de cada mês.
"Quanto à necessidade de investimento, o governo colocou à disposição o montante de R$ 15 milhões a serem aplicados em projetos apresentados pela própria comunidade acadêmica", disse Franzé. Ele ressalta que a comunidade universitária deverá fazer tambem o programa de desenvolvimento institucional e saber quais os cursos viáveis dentro da Uespi. "Após isso, vamos definir como ampliar os quadros de professores qualificados por meio de concurso", acrecenta o gestor.
A realização dos fóruns de discussões provocados pelas categorias junto ao Ministério Público e Assembleia Legislativa tratam de temas que já foram propostos dentro das rodadas de negociações com o governo. "O entendimento está avançado e o governo apresentou proposta bem clara, dentro do que lhe é permitido", destaca Franzé Silva.