Publicada em 26 de Março de 2013 �s 15h45
As ações de fortalecimento da saúde no Estado têm sido uma constante nos últimos dois anos. Isto porque, as reformas e construções de novos hospitais e Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAs) levam atendimento de qualidade a todas as regiões do Piauí, não havendo a necessidade dos pacientes se deslocarem até teresina em busca de atendimentos mais complexos. O Governo do Estado mantém atualmente 97 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) funcionando, o que representa aproximadamente 70% dos leitos públicos no Piauí.
“Estamos avançando muito na área da saúde. Antes da reforma do hospital de Corrente e da ampliação do hospital de Bom Jesus, muitos pacientes tinham que se deslocar para Teresina ou mesmo outras grandes cidades para realizar cirurgias e outros procedimentos mais modernos. Hoje, a realidade é outra, pois estamos entregando hospitais modernos, humanizados e com equipes preparadas para atender a todas as necessidades da população”, ressalta Wilson Martins.
Segundo Pedro Leopoldino, superintendente de Assistência à Saúde, o funcionamento das unidades é totalmente custeado com recursos do tesouro estadual, que garante o pagamento de funcionários, manutenção de equipamentos, bem como a reposição de utensílios médicos.
Atualmente, o Governo do Estado mantém unidades de terapia intensiva nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Piripiri e Picos. Contudo, com a construção de dois novos hospitais nos municípios de Floriano e Picos, o número de UTIs em ambos deve duplicar.
"Serão mais 10 leitos em Floriano. Em Piripiri devemos implantar mais três para completar os 10 leitos, enquanto em Picos e Floriano vamos chegar aos 20 leitos", enumera Pedro Leopoldino ao comentar que já na segunda quinzena do mês de abril, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) deverá lançar o edital de licitação das obras da maternidade da cidade de Picos.
Confira as vagas em leitos de UTIs disponibilizadas nos hospitais de responsabilidade do Governo do Estado:
*Piripiri: 7 leitos
*Floriano: 10 leitos
*Picos: 7 leitos
*Parnaíba: 10 leitos
*Teresina: Hospital Getúlio Vargas (HGV): 16 leitos; Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP): 9 leitos; Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP): 8 leitos; Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER): 30 (entre leitos adultos e neonatal);