Publicada em 03 de Junho de 2016 �s 17h09
Por meio dos projetos Cidadania Ativa e Caminhão Digital, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) leva prestação de diversos serviços e qualificação profissional aos piauienses. Os dois programas percorrem o Estado de norte a sul, beneficiando milhares de piauienses, tornando os serviços públicos mais acessíveis e ofertando uma nova oportunidade de emprego e renda.
Na escola móvel do caminhão digital, os alunos participam do curso de informática básica, no qual têm acesso a conhecimentos dos programas excel, word, power point, digitação e internet. O curso tem duração de dois meses e conta com sete turmas de 40 alunos, distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 280 educandos beneficiados por município.
Apenas neste ano, o projeto passou por oito municípios, capacitando cerca de 2.400 alunos. “O curso ofertado pelo Caminhão Digital de forma gratuita é muito importante para qualquer pessoa que pretenda ingressar no mercado de trabalho. O mercado fica cada vez mais exigente e sem as noções básicas de informática as oportunidades praticamente não existirão. A qualificação é quesito primordial nos dias de hoje”, destaca o gestor da Sasc, Henrique Rebêlo.
No outro programa, intitulado como Cidadania Ativa, a Sasc conta com a parceria de outros órgãos públicos como a Secretaria da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e o Sistema Nacional do Emprego (Sine).
A população dos municípios contemplados tem acesso aos serviços de assessoria jurídica, orientação nutricional, alistamento militar, expedição de foto 3x4, de certidão de nascimento, de carteira de identidade e de carteira de trabalho. Quem participa pode usufruir também de orientações sobre programas sociais, saúde, trânsito, trabalho escravo, parcelamentos de contas de energia e de água, além de recreação infantil e oficina da beleza.
“O Cidadania Ativa garante os mais diversos serviços para muitas pessoas que, por vezes, nunca haviam tirado documentos na vida, ou se quer tiveram a oportunidade de receber algum tratamento estético ou até mesmo orientações de saúde e consultoria sobre programas sociais como Bolsa Família e Passe Livre. É um dos grandes sucessos da Sasc e a pretensão é intensificar o trabalho para que o programa chegue a mais cidadãos”, ressalta o secretário Henrique Rebêlo.
Na atual gestão de Wellington Dias, o Cidadania Ativa passou por mais de 23 bairros de Teresina e 24 cidades do interior, realizando aproximadamente 16 mil e 500 atendimentos. Já o Caminhão Digital beneficiou 18 municípios e mais de 5.200 alunos foram capacitados. A meta do governo é chegar aos 224 municípios do estado, alcançando o maior número possível de piauienses.