Governo lança edital.
A presidente Dilma Rousseff lançou na manhã desta terça-feira os editais para a distribuição de 12,5 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes de ensino superior. Esse é o segundo processo para a concessão desses benefícios pelo programa Ciência Sem Fronteiras.
O programa total prevê a distribuição de cerca de 100 mil bolsas de estudo, entre aquelas de iniciativa privada e do governo federal. O edital anunciado agora prevê vagas em instituições de ensino superior de seis países: Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Canadá.
As inscrições das bolsas anunciadas nesta terça-feira vão até 15 de janeiro do próximo ano e a previsão é que os estudantes selecionados estejam nos países em março. A seleção é feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O primeiro edital para o programa já havia selecionado 1,5 mil estudantes que vão estudar em instituições dos Estados Unidos, que foram anunciados nesta terça-feira. Pouco mais da metade deles vai embarcar para o país em janeiro e os demais em julho.
O programa prevê curso de línguas para os selecionados, com duração de até oito meses, antes do início do curso no ensino superior.
O ministro Aloízio Mercadante (Ciência e Tecnologia) afirmou que em fevereiro será lançado um novo edital com vagas para outros dez países: Holanda, Bélgica, Portugal, Espanha, China, Índia, Japão, Canadá, Austrália, Coreia do Sul.