Publicada em 22 de Outubro de 2012 �s 13h16
O governador Wilson Martins autorizou investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na aquisição de software e novos computadores para modernização dos equipamentos que compõem a autoplataforma do datacenter (responsável pelo processamento e armazenamento de dados) do Estado. Um dos órgãos beneficiados será o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
De acordo com Thiago Siqueira, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a modernização desses sistemas acarretará maior confiabilidade, disponibilidade e segurança em relação ao processamento e armazenamento de dados.
No caso do Detran, deverão ser modernizados os sistemas Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan). Os recursos serão destinados ainda à melhoria do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Município (Siafen) do sistema de processamento da folha de pagamento do Governo do Estado (cerca de 100 mil servidores) e do sistema de armazenamento de dados relativos a carteiras de identidade civil expedidas no Estado.
Durante reunião com os gestores da ATI, Detran e Secretaria Estadual da Fazenda, nesta segunda-feira (22), o governador Wilson Martins cobrou trabalho conjunto e intensivo entre os órgãos para que os novos sistemas e equipamentos estejam em funcionamento o mais rápido possível.
Segundo Tiago Siqueira, a estimativa é de que a instalação dos equipamentos seja iniciada em aproximadamente 60 dias.