Publicada em 20 de Março de 2014 �s 11h42
Para garantir um ensino superior de qualidade, o Governo do Piauí está investindo na instalação de subestações de energia elétrica nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com esta medida, a administração estadual minimiza os prejuízos decorrentes das interrupções do abastecimento no interior do Piauí.
De acordo com a supervisora de Ensino Superior e coordenadora da UAB no estado, Eliana Mendonça, mais de 20% dos 33 polos da universidade em funcionamento no Piauí já contam com o suporte de subestações. “Os equipamentos para os demais polos estão em fase de conclusão e, em breve, estarão em funcionamento”, acrescenta.
Eliana destaca ainda que o Governo do Estado também está investindo em tecnologia para melhorar a qualidade da internet banda larga que chega aos polos. “Além disso, estamos ampliando os polos da UAB no Piauí, pelo menos seis novos postos estão sendo abertos no estado, a exemplo de Simplício Mendes, Jaicós e Regeneração. Estes já receberão os aprovados no recém-lançado Vestibular 2014, que oferta mais de 6 mil vagas pela Universidade Federal do Piauí”, lista.
Para Eliana Mendonça, o programa democratiza o acesso ao ensino superior. “A Universidade Aberta do Brasil é um projeto de suma importância porque possibilita que os egressos do Ensino Médio ingressem na educação superior sem precisar sair do seu município de origem”, defende.
A supervisora de Ensino Superior e coordenadora da UAB no Piauí explica ainda que a contrapartida do Governo do Estado na execução da Educação a Distância diz respeito à concessão de toda estrutura física, aquisição de equipamentos e mobiliário para os polos. Já, as instituições formadoras, como a Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação [Capes/MEC].
A estrutura de todos os polos contempla biblioteca e laboratórios equipados, auditório climatizado e sala de tutoria. E a oferta de cursos e o número de vagas variam de acordo com o polo de apoio presencial e o município.