Publicada em 26 de Abril de 2013 �s 10h35
Durante a solenidade de inauguração do campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no município de Oeiras, nessa quinta-feira (25), o governador Wilson Martins destacou a expansão do ensino técnico no Estado. “No Nordeste, somos o primeiro em número de vagas no ensino técnico e no ensino técnico profissionalizante. Fomos o único estado do país que ampliou o Projovem. Passamos de 5.800 para 14.800 vagas, sendo 8.500 alunos no Projovem Trabalhador. E, além disso, temos 22 mil alunos matriculados apenas na rede estadual de ensino. Somando-se aos 18 mil alunos da rede federal, passamos para cerca de 40 mil alunos matriculados em cursos técnicos em todo o Piauí”, enumerou.
Segundo Wilson Martins, as escolas da rede federal vêm somar aos esforços do Governo Estadual para a ampliação de vagas e na melhoria da qualificação dos jovens, gerando mais emprego e renda. “É a oportunidade de ter um ensino de qualidade com professores concursados que proporcionarão uma formação para vários cursos que preparam os jovens para o primeiro emprego”.
Atualmente, o Governo do Estado mantém 68 escolas técnicas e está construindo mais nove, e o IFPI possui 14 unidades. O campus do IFPI em Oeiras é orçado em R$5.400.000,00, tem 4,5 mil m² de área construída. São 10 salas de aula, 12 laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, consultórios médico, odontológico e psicológico, e um ginásio poliesportivo.
O Campus Oeiras faz parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do projeto de fortalecimento do ensino profissional no Piauí. Segundo o reitor do IFPI, professor Santana, nas próximas semanas sairá o edital do concurso público para contratar professores e técnicos. A previsão é que o campus comece a funcionar em agosto de 2013, com os cursos técnicos em Administração e Edificações.