O governador Wilson Martins inaugurou na tarde desta segunda-feira (23), em Oeiras, a PI 143, que liga os municípios de Colônia e Oeiras. São 24 quilômetros que vai beneficiar a população das cidades e região. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Tesouro Estadual. Segundo o governador, essas cidades são muito próximas. No entanto, a falta de acesso tornava a viagem longa e hoje, com a estrada inaugurada, o acesso se tornou ficou mais rápido.
Na solenidade realizada na Câmara Municipal, o governador fez a doação de 366 hectares de terras em área urbana para a Prefeitura de Colônia do Piauí. A área corresponde todo o perímetro urbano da cidade. Ainda na cidade, o governador autorizou a pavimentação asfáltica da Avenida Doutor José Gusmão.
Em Colônia do Piauí, o governador inaugurou o assentamento Capim Grosso, situado na localidade Buriti do Rei, beneficiando 60 famílias através do Programa Nacional do Crédito Fundiário. As famílias já estão trabalhando com a criação de ovinos e caprinos.
Para o presidente da associação, Edilberto Leal, todos os beneficiados estão muito agradecidos com a conquista da terra. “Agora é com a gente”, diz.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, diz que o Governo do Estado está devolvendo dignidade às pessoas, para que elas possam trabalhar sem ter que deixar sua terra e ir para as cidades. “Elas estão recebendo água, energia elétrica e terra, que é o patrimônio maior”, diz.
O governador Wilson Martins ressaltou que as famílias, a partir de agora, deixam de pagar aluguel e passam a ser proprietários da terra e têm condições de trabalho. Ele disse que espera que as pessoas cuidem desse patrimônio e possam trabalhar e produzir.