Publicada em 20 de Junho de 2013 �s 11h19
Água de qualidade para o Semiárido piauiense. Este é o objetivo do Sistema Adutor de Piaus que está prestes a ser entregue à população. Com inauguração prevista para o mês de julho, a obra irá beneficiar mais de 25 mil pessoas que moram nos municípios de São Julião, Fronterias, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.
“A nova adutora significa água tratada, de qualidade, para a região mais seca do Estado. São 111 quilômetros de extensão, que incluem a captação de água na Barragem de Piaus, estação de tratamento e nove estações elevatórias de bombeamento”, destaca o secretário Dalton Macambira, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) – órgão responsável pela execução da obra.
Para garantir a qualidade e regularidade do fornecimento de água nos municípios a serem beneficiados com a Adutora de Piaus, a Agespisa é quem vai operar o sistema. De acordo com o presidente do órgão, Antônio Filho, assim que a Agespisa receber oficialmente a tubulação da adutora iniciará a fase de testes para verificar se o sistema está operando da maneira correta, sem vazamentos ou qualquer outra falha.
Ao todo, a construção do Sistema Adutor de Piaus recebeu o investimento de cerca de R$40 milhões, com recursos provenientes do Ministério da Integração através do PAC 2.