Publicada em 03 de Dezembro de 2013 �s 10h19
O programa Água para Todos já instalou no Piauí 16.309 cisternas. Só em 2013 foram implantados 5.191 equipamentos deste tipo no semiárido, a região mais seca do estado, onde não chove há mais de dois anos, na maior seca da história.
O Água para Todos começou a ser executado no Piauí em 2011, com a instalação de 5.277 cisternas. Outras 5.841 ficaram prontas em 2012. Com isso, o programa supera a meta de 15.774 cisternas que deveriam ficar prontas até o final deste ano.
Parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Água para Todos é um conjunto de ações que busca universalizar o amplo acesso e uso de água para populações que não dispõem desse tipo de serviço essencial. A prioridade é para o Semiárido, onde o acesso à água é sempre mais difícil.
Populações carentes, residentes em comunidades rurais com acesso precário à água ou que sejam atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que contem apenas com abastecimento difuso podem ter acesso ao programa.
O objetivo é promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando o desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.