O governador Wilson Martins garantiu, que o Estado vai pagar o piso nacional dos professores a partir do mês de maio de 2012. Na oportunidade, o gestor prometeu, ainda, reajusta geral para a categoria de 6%.
O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, tem um compromisso de colocar em votação até o mês de março a proposta do novo piso. Nós enviamos um projeto para a Assembleia Legislativa do Piauí que inclui as classes um e dois iniciais, que não são contempladas pelo projeto da Câmara, para também receberem o piso”, disse o governador.
Segundo Wilson Martins, representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Seduc) estão estudando a possibilidade de conceder aumento pouco acima do determinado pelo piso.
“Estamos fazendo um sacrifício, respeitando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, para pagar, a partir de maio, um pouco além do piso que será definido”, explicou o governador.
Nessa quinta-feira (1º), o presidente da Câmara criou uma comissão para discutir o piso salarial do professor, a fim de que se cheguem a um acordo entre magistério, prefeitos, governadores e Governo Federal sobre a mudanças do cálculo do reajuste anual do piso, passando a adotar o INPC.
Entenda o caso
O Sindicato defende reajuste de 22% para os professores ativos e inativos. O governo alegava que não tinha como bancar o aumento para todas as classes e apenas para a classe inicial. Os professores decretaram greve por tempo indeterminado desde a última segunda-feira.