Publicada em 29 de Agosto de 2013 �s 17h24
O Governo do Estado vai iniciar seis grandes obras em Teresina, para desafogar o tráfego de veículos na capital, como parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana. Nesta quinta-feira (29), o governador Wilson Martins e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinaram o termo de cooperação técnica para execução de duas delas: a segunda ponte sobre o rio Poti, próximo à ponte Wall Ferraz e, o prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, ambas na zona Sul.
Na construção da ponte, o Governo do Estado vai investir R$ 26 milhões. A prefeitura vai aplicar R$ 2 milhões na sinalização, aterro, pavimentação das vias de acesso à nova ponte, que será construída em estrutura mista, com extensão de 250 metros e três pistas de rolamento. O prazo de execução é de 180 dias.
A segunda ponte vai facilitar o acesso às zonas Sul e Leste, pela avenida Cajuína, do lado do bairro São João, e avenida Higino Cunha, no lado do bairro Ilhotas, onde o tráfego também é bastante complicado, principalmente, nos horários de pico. Já no prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco o Estado vai investir R$ 1,65 milhão.
Prolongamento vai desafogar tráfego na Miguel Rosa Quando ficar pronto, o prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco vai seguir por entre o estádio Albertão e o prédio do Detran-PI, usado para a realização de exames de baliza e percurso pelos candidatos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação, prossegue pelas ruas Palmares e 15 de novembro até a rotatória na Avenida Getúlio Vargas, que dá acesso ao conjunto Morada Nova, Lourival Parente e Bela Vista.
O prolongamento tem extensão de 793,39 metros e pavimentação com largura total de 23 metros, incluindo duas pistas de rolamento, com largura de 9 metros e passeio central em paralelepípedo com 2 metros de largura, além de passeios laterais com largura de 1,5 metros. O projeto inclui ainda dispositivos de drenagem, onde constam meio-fio de concreto e sarjetas e 350 metros de tubulação com diâmetro de 1,20 metro, sob o canteiro central.
Para a execução da obra, será necessária a retirada de 32 imóveis, dispostos ao longo da faixa da via, e a utilização de parte do estacionamento de um posto de gasolina, localizado na avenida Getúlio Vargas, como também o deslocamento, com redução de área, de um campo de futebol localizado ao lado do Albertão.
O objetivo é fazer fluir o tráfego de veículos num dos principais pontos de estrangulamento na capital, que é a AvenidaMIguel Rosa. Outros pontos de engarrafamento serão atacados já a partir de setembro e durante todo o segundo semestre.
Outras obras Além das pontes e dos prolongamento, estão programadas para serem iniciadas outras quatro obras pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí. A execução dos serviços de duplicação e melhoramento das rodovias BR 316 e BR 343, compreendem desde a terraplenagem, drenagem, pavimentação e restauração do pavimento, sinalização, obras complementares, paisagismo, remanejamento de serviços de utilidade pública, iluminação pública à proteção ambiental.
O DER-PI vai asfaltar um trecho 8,42 km da BR-316, na saída para a cidade de Demerval Lobão. O valor da obra é de R$ 64.772.071,34. O prazo de execução é de 540 dias, contados a partir da data da expedição da ordem de serviço.
O outro trecho autorizado pelo DNIT, de 9 km da rodovia BR–343/PI, na saída para Altos, vai custar R$ 36.344267,04 e tem prazo de execução de 365 dias.
Viaduto O Governo do Estado também vai construir um elevado com rotatória, no entroncamento das avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas/BR-343, na zona Sul de Teresina. O valor da obra é de R$ 28.889.165,7 e o prazo de execução de 360 dias.
Está prevista ainda a pavimentação asfáltica (em concreto betuminoso usinado a quente) da avenida Professor Camilo Filho, no entroncamento com a rodovia BR-343/ no povoado Usina Santana, com extensão de 10, 36 km. O valor da obra é de R$ 24.605.909,68. Rodoanel Estão bastante adiantadas – 65% concluídas - as obras do Rodoanel de Teresina, que deverão ser concluídas até o final do ano pela Secretaria de Estado dos Transportes. Com 28 km de pista dupla, além de dois viadutos e uma ponte sobre o rio Poti, a obra está orçada em R$ 80 milhões e vai desafogar o tráfego pesado na zona urbana de Teresina.
Em maio deste ano, governador Wilson Martins visitou as obras do rodoanel de Teresina, acompanhado do ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e de várias autoridades.