O governo federal estuda reduzir as alíquotas do IPI para veículos com motor flex que tiverem relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina superior a 75%. A medida foi publicada nesta semana no "Diário Oficial da União".
Para poder reduzir o imposto, o governo está alterando a lei que criou o Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores). saiba mais Governo reduz IPI de carros e tributo sobre operações de crédito Leia mais sobre IPI Carros
Ao estabelecer a condição do benefício, a medida especifica que não poderá haver "prejuízo da eficiência energética da gasolina nos veículos novos".
A nova medida é tomada em meio a uma discussão no governo com relação à possibilidade de aumentar a mistura do etanol anidro à gasolina.
O governo federal começou a fazer testes em diferentes tipos de veículos para verificar se é tecnicamente viável aumentar a mistura do etanol anidro à gasolina em percentual superior ao atual, de 25%.
Com a justificativa de proteger a ind?stria nacional e aumentar a arrecada??o, o governo de Luiz In?cio Lula da Silva pretende adotar medidas que podem deixar as compras...