Publicada em 09 de Julho de 2013 �s 09h30
O Governo do Estado tem destinado um grande volume de recursos para reforçar as condições humanitárias e de segurança dentro dos complexos penitenciários do Piauí. Dentre as melhorias está a construção de Unidades Básicas de Saúde (Ubas) dentro das próprias penitenciárias, contemplando os detentos com assistência básica à saúde, sem a necessidade de se deslocar para hospitais e centros de saúde.
Na próxima quarta-feira (10), a Penitenciária Irmão Guido ganhará sua própria Unidade Básica de Saúde, similar a que foi inaugurada na Casa de Custódia de Teresina. Os investimentos para a execução das obras são oriundos de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Justiça (Sejus), e o Ministério da Justiça.
As unidades são compostas por uma equipe de médicos, enfermeiros, dentista, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e auxiliar de consultório odontológico. As Ubas destacam-se por seu aparelhamento moderno, a exemplo de aparelhos como o fotopolimerizador e a ultrassom odontológico com jato de bicarbonato.
O processo de reestruturação das unidades prisionais passa aprimoramento dos espaços físicos das penitenciárias, reformas e a intensificação das ações de segurança. As ações visam proporcionar melhores condições de trabalho para os agentes e de habitação aos detentos.
Ensino básico para os detentos
A oportunidade de se alfabetizar ou concluir as etapas do ensino básico é dada aos detentos do Piauí através do programa de Educação nos Presídios, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Justiça, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). Atualmente, cerca de 350 detentos estão matriculados no Ensino Regular em fase de alfabetização, conclusão do ensino fundamental e médio.