O Governo do Estado firmou uma parceria com a Prefeitura de Teresina para a aquisição de 200 respiradores, equipamentos importantes no atendimento aos pacientes afetados pela Covid-19. O governador Wellington Dias autorizou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a realizar a compra conjunta.
De acordo com o chefe do Executivo piauiense, esta é uma parceria com o prefeito Firmino Filho. “Conseguimos uma empresa que se prontificou a entregar 200 respiradores, isso é muito importante para a necessidade que temos, pois com essa compra temos chances de atingir as metas. Temos mais 81 respiradores que estamos aguardando, incluindo 59 que compramos, que estão em posse do Ministério da Saúde e vamos buscar, nem que seja por via judicial para, assim, garantir a entrega”, afirmou Wellington.
Os 200 respiradores irão atender a rede de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas de estabilização da capital e interior do estado. Serão divididos de modo que fique 100 respiradores para Rede Hospitalar do Estado e 100 para a Rede Municipal de Teresina e Água Branca.
“Essa é uma grande conquista para o estado, uma parceria com a Prefeitura de Teresina, no qual o objetivo é oferecer segurança no Piauí para as pessoas que tiverem complicações da doença, atendendo a orientação da Organização Mundial da Saúde e das equipes de saúde”, ressaltou o secretário da Saúde, Florentino Neto.