Publicada em 25 de Setembro de 2012 �s 13h07
O governador Wilson Martins e representantes dos médicos da rede pública estadual fecharam acordo em relação ao reajuste para a categoria. A folha de pagamento dos médicos aumentará em 100% até 2014. A decisão aconteceu durante reunião no Palácio de Karnak nesta terça-feira (25). Os percentuais de reajuste para cada classe que compõe a carreira médica atendem à distribuição proposta pela categoria. O Governo encaminhará Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Piauí.
“Fizemos um grande esforço e estamos certos de que esse é um avanço significativo, que valoriza a carreira médica. Até a classe 2E, que é onde está a maioria dos médicos da rede estadual, o salário vai dobrar, por exemplo”, disse o governador Wilson Martins. Quando finalizado o reajuste, o impacto para os cofres estaduais será de R$ 7 milhões.
Segundo a presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos, o aumento significa melhoria para a saúde pública. “Tivemos um bom diálogo com o Governo. Estamos há muito tempo em uma campanha de reconhecimento e valorização da carreira médica. Agora tivemos um avanço real. Claro que ainda há muito a fazer, mas os médicos passarão a ganhar um salário digno”, ressaltou.
O reajuste se estende a médicos inativos e pensionistas. Além do que foi negociado previamente com os representantes sindicais, o governador Wilson Martins acrescentou no projeto a melhoria do acesso aos níveis seguintes da carreira a médicos que concluírem mestrado e doutorado. “Quem concluir o mestrado, avança dois padrões na carreira. Quem terminar o doutorado, pula uma classe; não vai mais ter de esperar 21 anos para ter o benefício”, explicou o governador.