O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, participaram, nesta quinta-feira (05), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Teresina, do lançamento do edital do concurso público da Polícia Civil do Piauí. O certame será realizado pelo Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos (Nucepe). Ao todo, serão abertas 350 vagas para os cargos de delegado, agente e perito.
Fábio Abreu assinou o termo de autorização do concurso da Polícia Civil. Também participaram do lançamento, o presidente do Nucepe, Francisco Felipe, e o delegado-geral de Polícia Civil, Riedel Batista; a diretora de Gestão Interna da SSP-PI, delegada Eugênia Villa, e a professora da Uespi Ailma do Nascimento, que também representou o Nucepe.
“Teremos a oportunidade de contar com esses policiais em fevereiro de 2019. Garantiremos a esses jovens e concurseiros que o certame vai transcorrer dentro da maior tranquilidade possível”, destacou o secretário Fábio Abreu. Ele ainda reforça: “nosso objetivo é fazer com que aquelas pessoas que sejam aprovados, realmente sejam aquelas que mais estudaram”.
Nouga Cardoso lembrou das parcerias para a realização do certame e da lisura. “Honraremos ao máximo todo o processo do concurso, fizemos um investimento gráfico com novas máquinas para as cópias das provas e de uma sala-cofre garantindo a segurança. Friso também do envolvimento da institucionalidade de vários órgãos e agradecemos ao governo e à SSP-PI a confiança destinada à Uespi para realização do processo seletivo”, pontuou o reitor.
Para acompanhar todas as fases do concurso, foi instituída uma comissão composta por representantes de várias categorias. Por meio da portaria nº 12.000.042GS/2081, foram designados para compor a comissão: Adriana Fontes, delegada de Polícia Civil, que a preside; Higgo Martins, delegado de Polícia Civil, representando a Secretaria da Segurança; Francisco Felipe, presidente Interino do Nucepe, representando a banca; Milton Vasconcelos, representando a OAB-PI; Guilherme Fortes, representando o Sindepol; Raimundo Jorge Junior, representando o Sindiperitos e Francisco Wilson Leal, representando o Sinpolpi.
O Nucepe também encaminhou expediente ao Ministério Público do Estado do Piauí e à Polícia Federal solicitando deles que também possam acompanhar o certame.
O presidente do Nucepe adiantou: “estamos recebendo essa missão de realizar os três concursos em etapas diferenciadas e irão beneficiar todo o estado. As inscrições estarão disponibilizadas no site do Nucepe a partir do dia 16 de abril”.
De acordo com o edital, são ofertadas 350 vagas. Na modalidade cadastro de reserva, o concurso terá 50 vagas para delegado, 250 vagas para agente e 50 vagas para perito.
As inscrições ocorrem no período de 16 de abril a 15 de maio de 2018. A inscrição para o cargo de delegado custará R$ 200; enquanto que para os cargos de agente e perito custarão R$ 150.