O governador Wilson Martins decretou situação de emergência em Teresina. O ato, publicado no diário oficial do estado, foi baseado nos problemas de falta d´água em diversos bairros da capital. O prazo do decreto de emergência é de 180 dias e vale para toda a extensão de Teresina.
Com a medida, o estado pretende acelerar a captura de recursos para uma nova adutora na estação de tratamento do distrito industrial, na Zona Sul da cidade, e a construção de uma nova estação na Santa Maria da Codipi, na Zona Norte.
De acordo com José Augusto Carvalho, presidente da Agespisa, o prazo é necessário para a execução das duas grandes obras no abastecimento de água na capital. “A previsão é de quarta-feira (18) já iniciarmos as obras da nova Estação de Tratamento de Água na Santa Maria da Codipi, que atenderá cerca de 90 mil pessoas”, contou.
As obras devem custar cerca de R$ 50 milhões e os recursos serão do governo do estado. A assessoria da prefeitura de Teresina disse que o prefeito Firmino Filho está viajando e vai se pronunciar quando chegar.