Publicada em 18 de Novembro de 2014 �s 10h55
O governador Zé Filho institui o programa de intercâmbio médico-científico do Estado do Piauí, com a República Federal da Alemanha, através do Hospital do Trauma de Berlim (UKB). O edital oferta oito bolsas para estudantes e servidores públicos estaduais que atuam na área da saúde. O programa terá duração de um mês e visa realizar processos de formação e especialização continuada de alunos e pós-graduandos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como servidores estaduais, promovendo o desenvolvimento socioeducacional em país estrangeiro.
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) ficará encarregado de realizar o processo seletivo, de acordo com os critérios e vagas oferecidas pelo UKB. As vagas estarão distribuídas da seguinte forma: duas para Uespi, duas para UFPI e quatro para servidores estaduais. A seleção será realizada duas vezes ao ano. A lei que institui o programa foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira (17).
Aos candidatos aprovados será paga uma bolsa mensal, com valores a serem depositados em conta bancária, que serão definidos pela diretoria da Uespi. O dinheiro, oriundo do orçamento da Universidade Estadual, será usado para custear as despesas ordinárias dos intercambistas. Também serão oferecidas passagens aéreas de ida e volta aos selecionados.
No mesmo documento fica criada a Comissão Interinstitucional de Gerenciamento do Programa de Intercâmbio Médico-Científico do Estado do Piauí, que ficará encarregada de elaborar o plano de trabalho do programa, vinculado à Uespi, com supervisão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). O Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José Aires Soares irá oferecer curso de língua germânica aos selecionados, já que o conhecimento e domínio da língua é requisito indispensável para a participação no programa.
Hospital do Trauma de Berlim
O Hospital do Trauma de Berlim (UKB) é referência em atendimento em ortopedia e traumatologia na Alemanha e na Europa. Conta com oito unidades em todo o país, sendo o de Berlim o principal. O UKB dá cobertura aos 40 milhões de alemães amparados pela previdência social. Vale lembrar, os casos de traumortopedia formam a maior parte dos atendimentos emergenciais no país, cabendo ao UKB o atendimento geral, em especial o de maior complexidade.