Publicada em 11 de Março de 2016 �s 10h20
O governador Wellington Dias convocou os 34 municípios do Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa) para uma assembleia, na manhã da próxima segunda-feira (14). O objetivo é reativar formalmente o Consórcio e transferir suas operações de água e esgoto para o Instituto de Águas. O evento será no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo, em Teresina.
O Coresa foi formado pelo governo estadual e 34 municípios do Sul piauiense para melhorar e gerir os serviços de saneamento ambiental e abastecimento de água na região. Porém, atualmente, o Consórcio encontra-se sem diretoria e sem nenhuma atividade. As operações estão sendo feitas pela Agespisa, sem contrato, pois o convênio para a gestão dos sistemas foi firmado entre as prefeituras e o próprio Coresa.
“Na prática, a Agespisa opera os serviços, mas, formalmente a concessão foi dada ao Coresa, que nunca chegou a se estruturar como o prestador de serviços que deveria ser”, explicou Herbert Buenos Aires, diretor-geral do Instituto de Águas.
Além da reativação do Consórcio, a assembleia discutirá a situação do saneamento nos municípios e elegerá a nova diretoria, responsável pela gestão do consórcio e por conduzir o processo de transferência para o Instituto, se assim for decidido.
“O Coresa deverá continuar existindo para trabalhar na organização das prefeituras para captar recursos para a região no segmento de saneamento e em outras áreas onde a ação consorciada possa ser eficaz. A ideia é tirar esses municípios dessa espécie de limbo jurídico em que eles se encontram quanto aos serviços de água e esgoto”, finalizou o diretor.
Foram convidados também para participar da assembleia a secretária denIfraestrutura, Janaina Marques e o secretário do Planejamento, Antônio Neto.