O governador do Estado, Wilson Martins e o secretário da Educação, Átila Lira, anunciaram, na manha deste sábado (5), durante coletiva no Palácio de Karnak, o novo reajuste dos professores no Piauí. Após varias reuniões entre as partes, o Governo assegurou o reajuste de 22% linear a todos os servidores, pondo fim a greve do magistério que já durava mais de dois meses.
"Construímos aqui, em cima de várias propostas apresentadas, um entendimento. Com responsabilidade chegamos a um encontro de idéias e pensamentos e atendemos exatamente aquilo que era anseio de toda categoria; o reajuste de 22% linear para toda classe", destacou o governador Wilson Martins. Ele ressalta que o Governo fica no no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas está determinado a fazer esse esforço pelo bem da população piauiense.
Segundo o governador, todos os professores que recebiam menos que o piso nacional de R$ 1.451,00 já irão receber o valor ajustado e retroativo a janeiro deste ano. "Os demais níveis da carreira vão receber o mesmo reajuste de maneira escalonada. Ou seja, até outubro, no mês do professor, todos os professores da Rede Estadual de Ensino já terão recebido o reajuste de 22%. Portanto, é um avanço para toda categoria e ficamos muito felizes pelo entendimento", completou. O reajuste será de 8% em maio, retroativo a janeiro; em junho, o total chega a 10%, em agosto a 12% e, em outubro, o percentual atinge os 22%.
Representantes dos professores levarão a proposta a uma assembleia nesta segunda-feira (7). Para os membros da comissão formada para chegar ao acordo, a reunião foi bastante produtiva e positiva para ambas as partes. "Foi um avanço para a categoria que saiu fortalecida e para o Governo que saiu amadurecido. Mas, sobretudo, uma vitória para as crianças e jovens do nosso Estado que poderão agora retornar as salas de aulas e refazer a sua rotina normal de estudos", disse.
Com o novo reajuste, o impacto será de R$ 84 milhões na folha. Nesta segunda-feira (7), o Governo encaminha o novo Projeto de Lei para a Assembléia Legislativa onde será analisado em regime de urgência.
Governador anuncia criação de Fórum Permanente de discussão na Educação e gratificação para professor
Visando uma melhoria continua na área da Educação, muitos avanços e idéias saíram da reunião desta manhã. Duas delas foram anunciadas imediatamente pelo governador: a criação de um Fórum Permanente de discussão e uma gratificação pela produtividade do professor.
"A Educação sempre foi uma prioridade no nosso governo, mas precisamos ter responsabilidades com o Estado. Tem que haver um processo continuo de melhoria da gestão. Por isso estamos criando esse fórum permanente de discussão para melhorar cada dia. Além disso, vamos ainda oferecer uma gratificação de valorização e incentivo ao professor que está em sala de aula", revela.
Para o secretario da Educação, Átila Lira, o momento agora é de arregaçar as mangas e trabalhar para voltar a normalidade da vida escolar. "Foi uma vitória para ambas as partes. Sempre queremos valorizar o nosso servidor e esse entendimento foi feito. Agora é hora de voltar às salas de aula e recuperar o tempo perdido", ressaltou.