Publicada em 19 de Março de 2015 �s 18h27
Durante a solenidade de entrega de veículos e equipamentos para os Conselhos Tutelares de 14 municípios piauienses, nesta quinta-feira (19), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias anunciou a articulação com a ministra-chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Ideli Salvati, para a formação e capacitação de conselheiros tutelares.
A ministra Ideli Salvati falou que a parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos é salutar e garante uma melhor prestação de serviços à sociedade. “Além dos equipamentos, é de fundamental importância fortalecer a rede, dando as condições necessárias para os conselheiros acessarem e socorrerem as vítimas. Capacitar estes 'anjos da guarda', através dessa parceria firmada com o Governo do Estado do Piauí, e oferecer os equipamentos necessários para garantir direitos e oportunidades para todos”, disse.
Na oportunidade, a ministra falou ainda da importância da população escolher bem os conselheiros e que neste ano, no dia 1º de outubro, haverá a primeira eleição unificada de conselheiros de todo o Brasil, que é um vitória para os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O governador Wellington Dias ressaltou a importância do trabalho dos conselheiros e declarou que, através da Escola de Governo, em articulação com área social, o Estado irá focar na capacitação destes e que vai articular com a bancada piauiense a liberação de emendas parlamentares para a área.
Veículos A entrega dos carros, de impressoras multifuncionais, refrigeradores e bebedouros faz parte do Programa de Fortalecimento dos Conselhos e é oriundo de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e ainda de Wellington Dias, quando estava no Senado. Os munícipios contemplados foram Teresina, Avelino Lopes, Cabeceiras, Cocal de Telha, Ipiranga, São Pedro do Piauí, Esperantina, Guaribas, Jurema, Marcolândia, Paes Landim, Pedro II, São Francisco do Piauí, São João do Arraial, São João do Piauí e União.
A Conselheira Tutelar de São João do Arraial, Fernanda Mesquita, disse que o conselho tutelar do município atende cera de 30 casos relacionados a agresão de crianças e do adolescentes, tanto física, quanto psicológica e ainda violência sexual. Ela ressaltou a atenção que o governo estadual está dando para este segmento. “Nós somos conselheiros 24 horas e estes equipamentos, principalmente o carro, vem facilitar o nosso dia a dia e deslocamento. Esta capacitação também vem nos dar mais segurança no trabalho que realizamos arduamente na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, explica.