Publicada em 07 de Novembro de 2013 �s 10h53
Apesar da seca, que afugentou boa parte das abelhas do Semiárido piauiense, os municípios de Picos e Simplício Mendes conseguiram exportar, até o mês de setembro deste ano, 470 mil quilos de mel, gerando US$1,769 milhão em divisas.
O mel natural produzido no Piauí é vendido principalmente para os Estados Unidos, mas em 2013, por conta dos problemas climáticos, o comércio apresentou uma grande queda em relação ao ano anterior. Só em Simplício Mendes, a queda foi de 42%.
Picos, o principal exportador de mel do Piauí, conseguiu colocar no mercado internacional 431,9 mil quilos do produto. A queda em relação ao ano anterior foi de 14%.
Para a próxima safra, o governo aposta na importância dos kits que distribuiu com cooperativas e associações de apicultores para a normalização da produção de mel na região do Semiárido.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, o governo está investindo até na repatriação das abelhas que saíram do Piauí para outras regiões, principalmente no Maranhão, por conta da seca que há mais de dois anos castiga a região.