Publicada em 29 de Abril de 2016 �s 10h14
Com o objetivo de garantir o cumprimento do cronograma das obras emergenciais na Penitenciária Mista de Parnaíba, o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, realizou, nessa quinta-feira (28), uma vistoria técnica à unidade prisional, ocasião na qual ressaltou que existe um estudo em andamento para a construção de um novo presídio na região.
"A vistoria foi muito produtiva, pois observamos o que já foi executado e as melhorias que ainda podemos desenvolver. Além disso, estamos estudando a construção, a médio prazo, de uma nova unidade para Parnaíba, inclusive com um projeto já em andamento, no qual estamos fazendo o orçamento e a análise de um local apropriado para construção", destaca Daniel Oliveira.
A reforma da Penitenciária de Parnaíba dispõe da recuperação do teto, do sistema elétrico e hidráulico, fechamento de alvenaria das paredes das celas, troca de grades, entre outras melhorias.
Ainda segundo Oliveira, "a Secretaria da Justiça tem avançado em obras que contemplam a ampliação de vagas no sistema prisional, e, sobretudo, no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.
A visita foi acompanhada pelo diretor da Penitenciária Mista de Parnaíba, Fernando Caldas Machado, diretor adjunto da unidade, Lauro Antônio Santos Costa, deputado estadual, Dr. Hélio Oliveira, e da engenheira civil da Sejus, Natália Barros, responsável pela fiscalização das obras.
Natália explica que "o objetivo da vistoria é verificar se a reforma está a contento, e assim, garantir a conclusão das obras o quanto antes. Por isso, este acompanhamento é tão importante”.
Após a vistoria da unidade prisional, o secretário da Justiça reuniu-se no Fórum Desembargador Salmon Lustosa, com a juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, e com o promotor de justiça, José Eduardo Carvalho Araújo, para tratar sobre melhorias para o sistema penitenciário do município e do Estado.
A juíza observa que "a conversa foi bastante satisfatória, pois, ouvindo outros atores envolvidos, buscamos, em conjunto, discutir estratégias que objetivam minimizar os incidentes na Penitenciária de Parnaíba". Outras unidades prisionais
Além da reforma da Penitenciária Mista de Parnaíba, a Secretaria da Justiça está construindo a Casa de Detenção de Campo Maior (com 140 vagas) e providenciando a construção da Cadeia Pública de Altos (com 600 vagas), obras que representam um grande passo para aumentar a capacidade do sistema penitenciário do Piauí.