Publicada em 18 de Abril de 2013 �s 11h08
O Governo já começou as obras de ampliação da área irrigada do assentamento Marrecas, na zona rural do município de São João do Piauí, pioneiro na produção de uvas no Estado. Serão implantados mais mil hectares, que vão garantir 200 empregos diretos e 2 mil indiretos.
O estudo de viabilidade do projeto, a ser irrigado pelas águas da barragem do Jenipapo, alimentada pelo rio Piauí, revela que em determinados períodos do processo de cultivo e de colheita de frutas no assentamento Marrecas haverá necessidade de contratação de centenas de homens.
Nas obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), serão investidos R$46 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o superintendente regional da Codevasf, Valdiney Bizerra de Amorim, o prazo para conclusão da obra é julho de 2015, mas o Governo trabalha com a possibilidade de entregar a nova área até novembro do próximo ano.
O projeto de irrigação do assentamento Marrecas prevê captação de água com vazão de 1,23 metros cúbicos por segundo do rio Piauí, para irrigar 200 lotes familiares de 5 hectares. No local já se produz uva de boa qualidade, a partir de uma estação experimental montada pelo Governo estadual e a Codevasf.