Publicada em 01 de Junho de 2012 �s 15h01
Além dos três hemocentros e da central do Hemopi em Teresina, o Estado conta ainda com 21 agencias transfusionais. O estudante Daniel Lopes, 18 anos, estava doando sangue pela primeira vez e disse estar muito satisfeito com o que estava vendo. “Dá gosto doar sangue assim, com um prédio novo e bem equipado”.
Foram investidos na obra quase R$ 2 milhões, com R$ 1,5 milhão do Tesouro Estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e contrapartida do Governo Federal. O novo Hemocentro Regional de Picos funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h, para coleta e 24 horas para distribuição.
Com a nova sede, o hemocentro terá capacidade para atender até 150 doadores de sangue por dia. Antes, quando funcionava nas instalações do Hospital Regional Justino Luz, a capacidade de atendimento era de apenas 20 doadores por dia. O hemocentro está situado em uma região que abrange em torno de 400 mil habitantes.
“Conheci o hemocentro ainda quando funcionava dentro do hospital. Hoje digo, sem medo de errar, que esse hemocentro é um dos mais modernos do país. Vimos aqui durante essa visita, a satisfação dos funcionários e dos doadores”, disse Wilson Martins.
A Sesapi vem trabalhando um conjunto de ações em Picos procurando viabilizar o atendimento de alta complexidade, o que demanda a utilização do sangue e de hemocomponentes que não podem ser transportados, precisam ser produzidos no próprio local. O novo prédio do hemocentro fica ao lado do Hospital Regional.
“No dia 14 de junho nós comemoraremos o Dia Internacional do Doador e no dia 25 de novembro é dia nacional. Agora, o dia 1º de junho vai ficar marcado como o dia do doador de Picos”, disse coordenador do Hemocentro de Picos, Waldemar Santos Junior.