O governador Wilson Martins (PSB) prepara uma reforma administrativa após a saída oficial da secretária Estadual de Saúde Lilian Martins. Pelo menos cinco pastas sofrerão mudanças no governo.
Entre elas, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, Defesa Civil, Ouvidoria Geral e Chefia de Gabinete.
Na Saúde, com a saída da primeira-dama, o governador procura um nome de peso na categoria médica. Interinamente está João Batista Cavalcante, superintendente financeiro da Secretaria e ex-prefeito de Antônio Almeida.
No Planejamento, está sendo cogitada a saída de Sergio Miranda. Seu afastamento da pasta seria uma decisão pessoal, mas ele continuaria no governo. Em seu lugar deve ficar o economista César Fortes, ex-secretário de Planejamento no governo Mão Santa, e atualmente gerencia uma pasta estratégica do governo de combate a miséria.
Entrada do PSD
Finalmente, o governador deve atender as reivindicações das lideranças do novo partido o PSD. O nome dado como certo é a do deputado estadual Edson Ferreira para assumir a Defesa Civil. Com a saída de Ferreira, a Amparo Paes Landim assumirá vaga de deputada na Assembleia Legislativa do Piauí.
Codevasf
Na próxima semana, a novela Codevasf deve ter um desfecho. O governo acredita que a presidente Dilma Rousseff fará mudanças na pasta para contemplar o PSB do Piauí, detentor da vaga. O governador indicou um quarto nome que é o mais provável. É o do chefe de gabinete José Augusto Nunes, que poderá assumir o cargo.
Saúde – nomes cotados Ernani Maia, Wilson Brandão
Planejamento – Sai Sergio Miranda e entra César Fortes
Defesa Civil – Edson Ferreira assume e sai Ubiraci Carvalho
Ouvidoria Geral – sai João Madison
Chefia de Gabinete – prevista a saída de José Augusto Nunes para a Codevasf.