Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 17h45
O governador Wellington Dias visitou nessa quinta-feira, 7, o Theatro 4 de Setembro, que passa por obras desde agosto de 2015. O governo está investindo R$ 850 mil, valor que engloba também a reforma do Club dos Diários e do Teatro Torquato Neto, visando requalificar o complexo cultural que envolve os dois prédios no Centro de Teresina.
“Toda a praça Pedro II forma um grande complexo cultural na capital do Piauí. Com essa reforma teremos condição para garantir um conforto adequado para os artistas e para o público que procura bons espetáculos” disse o governador.
Presente à visita, o secretário de Cultura, Fábio Novo, apresentou informações técnicas da reforma considerada a maior desde o ano de 1973. A parte administrativa do Theatro, camarins e banheiros está pronta. Operários estão substituindo toda a instalação elétrica e também o telhado. As telhas centenárias serão trocadas por outras semelhantes fabricadas no estado de São Paulo.
“Estamos colocando uma manta impermeabilizante em todo o telhado, o que permite dar vida útil para mais 100 anos. Tudo para manter a estrutura de um espaço que é tombado e faz parte da nossa arquitetura histórica” explicou Fábio Novo.
A reforma também contempla a recuperação da iluminação das poltronas e do painel do Theatro. Outro destaque é a reativação da sala Chico Pereira, o salão nobre, que leva o nome do maior dramaturgo do Piauí e estava desativado.
“Será mais um espaço que teremos com capacidade para 100 lugares, onde poderemos oferecer palestras, oficinas e coisas do tipo”, ressaltou João Vasconcelos, diretor do Theatro.
O Theatro 4 de Setembro tem capacidade para 540 espectadores. A fachada está ganhando pintura nova nas cores originais e passará a ser iluminada por lâmpadas de led, realçando a beleza desse cartão postal da cidade.
A previsão é de que a obra seja concluída no próximo dia 21 de abril. A data é emblemática para o principal equipamento cultural do estado do Piauí, pois foi exatamente dia 21 de abril de 1894, que houve o primeiro espetáculo no local. A direção está programando quase 20 horas de apresentações na reinauguração.