Publicada em 30 de Junho de 2015 �s 08h12
O governador Wellington Dias se reuniu, na noite desta segunda feira (29), com representantes das cooperativas do Piauí e o secretário de Cidades, Fábio Xavier. Durante a reunião, as cooperativas apresentaram formas de como esse modelo de gestão pode beneficiar o estado, além pedirem o apoio do Governo para a consolidação de ações.
Para Hugo Alexandre, representante da Sincoop Juriscred Piauí, esse é um momento único para o cooperativismo do Piauí, pois pela primeira vez as grandes cooperativas estão unidas pelo desenvolvimento, não o individual, mas o do estado. "Queremos difundir essa ferramenta de desenvolvimento sócio econômico que é a cooperativa. Temos um projeto para o biênio 2015/2016 que é não só fomentar o desenvolvimento das associações, mas também permitir que outras sejam criadas, principalmente, no setor de produção", disse. Ainda de acordo com Hugo, o setor agrícola será um dos priorizados, uma vez que o Nordeste tem muito potencial e quase nunca o mesmo é explorado por investidores da sua região.
O governador Wellington Dias é entusiasta do modelo de gestão proposto pela cooperativa e manifestou apoio aos cooperados do Piauí. "Há uma necessidade do nosso estado trabalhar num modelo que espalhe a riqueza, e a cooperativa é isso", ressalta o gestor.
Ainda de acordo com o chefe do executivo, o Estado poderá ajudar na formação e capacitação dos cooperados e seus líderes, através de parcerias com as universidades públicas. Bem como promover um encontro entre Governo, cooperativas e a rede bancária.
Participaram da reunião representantes das cooperativas Coave, Ramos Educacional, Teletáxi, Juriscred, Uniodonto, Pescoo, Casa Apis, Coocajupi e Unimed Teresina.