Publicada em 21 de Janeiro de 2015 �s 10h26
O governador Wellington Dias, ao visitar o município de Maringá (PR), para conhecer o modelo de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) reuniu-se com o prefeito municipal Roberto Pupin (PP). Também acompanharam a reunião, os secretários de estado Francisco Costa (Saúde) e Franzé (Administração), que integravam a comitiva do governador, além dos deputados federais do estado Ênio Verri (PT) e Ricardo Barros (PP) e o secretário municipal de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi.
Wellington Dias ressaltou o objetivo da viagem, que foi o de conhecer as UPAs indicadas pelo Ministério da Saúde como modelo de gestão - Porte I, em Sarandi, e as de Porte II e III, em Maringá - e assim contribuir para a implantação no Estado. Ele lembrou que no Piauí existem duas unidades prontas nas cidades de São Raimundo Nonato e em Oeiras, e outras em andamento. Mas reforçou que apesar do atendimento e estrutura de pessoal envolvido nas unidades visitadas é necessária uma repactuação com o Ministério da Saúde para que os municípios não sejam sobrecarregados.
Dias também aproveitou para destacar as potencialidades do Piauí e ressaltou a presença de investidores paranaenses no estado. Como governador recém-eleito para um terceiro mandato, Wellington Dias destacou os desafios enfrentados nesse início de gestão, tendo inclusive que decretar estado de urgência em secretarias como Saúde, Educação e Segurança.
“Ficamos satisfeitos com o que vimos aqui. As UPAs têm a sua importância e cumprem o seu papel que é o de salvar vidas. E é isso que queremos: aprender uns com os outros, conhecer e trocar experiências exitosas”, destacou.
Ainda em Maringá, Wellington Dias esteve reunido com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), cuja função é propor e incentivar políticas de desenvolvimento junto aos poderes públicos. A reunião aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).