O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a Lei Nº 8.209, que cria a "Rota Turística da Paleontologia" na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. A iniciativa, publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (17), visa promover o turismo, incentivar pesquisas científicas, gerar empregos e fortalecer a educação ambiental na região.
A rota abrange os municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União e José de Freitas. Esses municípios foram escolhidos devido à presença comprovada de sítios paleontológicos, reconhecidos por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A lei prevê ainda que municípios resultantes de desmembramentos ou fusões também serão automaticamente incluídos na rota.
De acordo com o texto, a "Rota Turística da Paleontologia" busca também fortalecer a produção local, incentivar empreendimentos turísticos, estimular a organização produtiva com geração de empregos, e fomentar a preservação ambiental e conservação dos fósseis.
A lei prevê instrumentos para garantir sua efetivação, incluindo zoneamento ambiental, eventos turísticos no Calendário Oficial do Estado, conselhos estaduais e municipais, secretarias de cultura, turismo e meio ambiente, além de parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e iniciativa privada.