Publicada em 27 de Agosto de 2013 �s 09h21
O governador Wilson Martins assinou decreto na última segunda-feira (26), renovando por mais cem dias o estado de emergência em 175 municípios do Piauí, todos eles castigados por uma forte seca. No total, 210 municípios do estado estão nessa situação.
Wilson Martins justifica a renovação do estado emergencial com a permanência da situação, que considera anormal, de grave estiagem em vários municípios piauienses. Na maioria desses municípios não chove desde 2011.
Desde o início do fenômeno, o governador determinou à Secretaria Estadual da Defesa Civil a contratação de caminhões-pipa para atender a todas as comunidades em situação de dificuldade de aceso á agua, programa que também conta com a parceria do Exército Brasileiro. São mais de 680 carros contratados, que atendem 107 municípios da região do Semiárido, a mais seca do Piauí.
Além disso, o governo investe na implantação de uma infraestrutura hídrica capaz de assegurar à população rural melhor convivência com a seca. São barragens de grande, médio e pequeno portes – muitas delas já com água suficiente para garantir a sobrevivência dos rebanhos.
O governo também desenvolve o programa de construção de pequenas adutoras, que hoje atende localidades de 77 municípios.