O governador Wellington Dias esteve, em Brasília, o com a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas, Maria José, para tratar sobre pautas relacionadas às comunidades tradicionais e políticas públicas necessárias para uma rede de proteção dessa população. O chefe do Executivo estadual recebeu ainda representantes do Levante Popular da Juventude do Distrito Federal para falar sobre a realização do próximo acampamento nacional do movimento, que será em abril de 2020 na Bahia.
“Pautamos aqui com a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, alguns temas que serão prioridades no Consórcio Nordeste. Já estamos trabalhando pautas da juventude e das mulheres e preparando a próxima agenda para que possamos ter uma rede de representantes em órgãos de cada estado que atuam nessas áreas, incluindo também as comunidades tradicionais”, disse Wellington.
Ainda segundo o governador, o momento atual é de ausência de políticas públicas que amparem e ofereçam uma rede de proteção a essas áreas. "Vamos trabalhar dentro do Consórcio Nordeste a partir de um projeto por eles apresentados. Vamos tentar garantir as condições e sustentabilidade que eu creio que os nove estados do nordeste têm esse compromisso e vamos pautar para a próxima reunião prevista para novembro", afirmou Dias.
Representantes do Levante Popular da Juventude do Distrito Federal também estiveram com o governador piauiense. “Recebi aqui a representação da juventude, o movimento está trabalhando para realizar um grande evento no nordeste que será em Salvador e deve reunir pelo menos sete mil jovens de todo o Brasil. O tema será cultura nordestina e irá contar com o apoio de todos os estados nordestinos”, garantiu Wellington.
A ideia é que o evento possa integrar a área de cultura com a juventude. “Iremos articular ações junto à Coordenadoria de Juventude e a Secretaria da Educação para que possamos mostrar o Piauí nesse evento em Salvador”, disse Dias.
Autoria: Aline Medeiros