Publicada em 22 de Abril de 2014 �s 12h06
O governador Zé Filho participou, na manhã desta terça-feira (22), da cerimônia alusiva ao Dia de Tiradentes, patrono nacional das Policias Militares, o evento aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral da PM.
Na solenidade, Zé Filho assinou o decreto que promoveu 47 oficiais aos cargos de coronel, tenente-coronel, capitão e 1º e 2º tenentes. Durante a cerimônia, cerca de 300 policiais foram homenageados com medalhas por tempo de serviço nas categorias Ouro (30 anos), Prata (20 anos) e Bronze (10 anos).
Durante o evento, o governador anunciou que autorizou um estudo para averiguar a possibilidade de antecipação do reajuste de pagamento da Polícia Militar do Piauí. O cronograma de parcelamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários foi instituído no governo Wilson Martins e a última parcela do reajuste está programada para junho de 2015. O Plano de reajuste da PM garante até 11%, escalonados em período de quatro anos (2012-2015), com índices que privilegiam os cabos e soldados.
O governador Zé Filho quer antecipar a ultima parcela do aumento para agosto deste ano. “Queremos mostrar a seriedade e o respeito que o Governo do Estado tem para com os policiais. É uma possibilidade que a Secretaria da Fazenda está estudando, já que estamos no limite da responsabilidade fiscal e não podemos ser irresponsáveis”, declarou.
Além da antecipação da última parcela do reajuste, Zé Filho anunciou aumento salarial para os policiais militares que trabalham nas ruas. O aumento é uma espécie de gratificação de horas extras. “Vamos dar o aumento da planejada, que é a gratificação para policiais quando estão trabalhando na rua, isso será um grande avanço e incentivo para os militares”, conclui o governador. O aumento será de 50% sobre a planejada que é variável a partir de R$40 por dia.