Publicada em 25 de Março de 2013 �s 10h29
O Programa Ronda Cidadão, adotado pelo Governo do Piauí ainda no ano de 2011, tem sido bem avaliado pela população que utiliza dos seus serviços diretamente ou mesmo indiretamente. Somente em 2012, mais de 30 mil famílias foram cadastradas pelo policiamento de atendimento comunitário em todo o Estado.
Do início do ano até o presente momento, aproximadamente 2 mil pessoas em toda a capital já estão cadastradas para receberem atendimentos com mais eficácia. Hoje, 24.760 famílias teresinenses cadastradas recebem visitas frequentes do Ronda Cidadão, que atua junto a igrejas, colégios, hospitais, além de inúmeros setores das comunidades também beneficiados com os serviços prestados.
A ação do Ronda Cidadão não se restringe apenas ao trabalho de prevenção, mas atua na repreensão, no atendimento assistencial, e comunitário, atendendo a população como um todo. O policiamento ostensivo atua especificamente na apreensão de armas de fogo, prisão de traficantes, atendimento ao público de forma geral, como exemplo, prestando assistência a pessoas enfermas, conduzindo-as a hospitais. Mulheres gestantes estão entre os maiores atendimentos. Visitas e palestras também são realizadas nas comunidades.
Atualmente, a capital do Estado conta com 38 viaturas (módulos) responsáveis pela segurança de todos os bairros da cidade, durante a semana inteira e os três turnos: manhã, tarde e noite. A zona Leste dispõe de 9 módulos; Sudeste, região do grande Dirceu, com 7 módulos; Norte, mais 7 módulos; e Sul, com 6 módulos.
O Batalhão do Policiamento Comunitário (BPCOM), comandado pelo coronel Edson Ferreira, mantém parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e programas como o Cidadão Mirim, Pelotão Escolar, e Polícia Comunitária, na atuação e expansão do trabalho desenvolvido pelo Programa Ronda Cidadão.
Cerca de 2 a 3 mil pessoas são atendidas por mês pelo Programa do Ronda Cidadão na capital, com atuação dos 38 módulos diariamente. Coronel Lídio Filho, do Comando de Policiamento Comunitário – CPCOM, diz que essa atuação através da aproximação com a população tem facilitado bastante na agilidade e resolutividade dos casos. “Temos recuperado veículos roubados, apreendido armas e drogas como o crack”, destaca Coronel Lídio.
O governador Wilson Martins investe na expansão do Programa Ronda Cidadão e implanta o policiamento comunitário nas cidades de Parnaíba, Picos, Piripiri, além do existente em Teresina. Na quinta-feira (21), Floriano foi a quinta cidade a receber o Ronda Cidadão. “Estamos antecipando metas, já que conseguimos implantar o Ronda Cidadão em Teresina e nas demais cidades com mais de 40 mil habitantes antes do previsto, aproximando a Polícia dos moradores e reduzindo a ocorrência de vários crimes. Além disso, o Governo do Estado tem investido no fortalecimento da instituição, através da aquisição de novas viaturas e equipamentos de segurança e comunicação, nomeação de policiais para o quadro efetivo da PM, bem como a expansão da política de promoções de oficiais", ressalta Wilson Martins.
Cada módulo do Ronda Cidadão possui um telefone para contato. O munícipe pode entrar em contato para fazer queixas ou relatar denúncias pelo número 3131-4789. O programa tem primado pela relação de conhecimento entre populares e militares na ajuda de combate ao crime.
Cidades onde já existem Ronda Cidadão: Teresina – Piripiri – Floriano – Parnaíba – Picos