Publicada em 29 de Janeiro de 2015 �s 07h00
Na noite desta quarta-feira (28) o Governador Wellington Dias prestigiou a 10ª edição do Prêmio Inclusão Social do Piauí 2014, promovido pelo sistema Meio Norte de Comunicação com o apoio do governo do Estado e da CAIXA. O Campeonato do Bem como ficou conhecida à premiação, revelou e destacou instituições sociais que desenvolvem esforços de algumas pessoas ou grupos em levar dignidade e promover oportunidades iguais de trabalho, educação e direitos para todos. O evento premiou 5 categorias: ações individuais, empresa, ONG, associação/cooperativa, Instituições governamentais. Recebeu o prêmio de ação individual e também de grande campeão da Inclusão Social 2014 a ação individual, a Revisão Solidária Mega Toti, idealizada pelo Professor Luciano Mourão voltada para área da educação promove revisões preparatórias para o Enem para mais de 5 mil alunos, o Projeto que completa 17 anos, em 2014 arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos para instituições de filantrópicas e de ajuda ao próximo.
“Eu acredito muito na educação e continuo com essa visão que quem precisa da nossa atenção são as pessoas carentes, que não tem acesso e eu coloquei isso na minha cabeça de realizar o sonho dos meus pais que é levar educação, meu sonho é poder levar a Revisão para outras localidades, recebi na revisão muitos alunos de outros municípios e até de outros Estados por que o nosso Estado é tão reconhecido pela educação de qualidade. Dizem que esta faltando amor no coração das pessoas e temos que mostrar que isso não é verdade”, disse o grande agraciado da noite Luciano Mourão, ele que une educação à solidariedade, ao lembrar que os alunos da revisão levam os alimentos não somente para poder participar do curso, mas para também ajudar ao próximo.
O difícil trabalho de escolher entre as 29 instituições que concorriam as 5 categorias ficou a cargo de uma Comissão Julgadora convidada pela Fundação Cepro, composta por membros representantes de instituições como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sest/Senat, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado Piauí (Sindijor) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na categoria Instituição Governamental houve um empate entre a o PRONATEC de Campo Maior e o PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas desenvolvido pela Policia Militar do Piauí.
A Major Elizete Lima, coordenadora do PROERD, disse que recebeu o prêmio com grande alegria e dedicou aos policiais instrutores que vão para as salas de aula ajudar a construir o futuro de tantas crianças. O PROERD em 2014 envolveu 15 mil crianças e está presente em 57 municípios piauienses. O programa consiste em 50 minutos de aula, ministradas uma vez por semana por um policial capacitado para esta finalidade. Durante a execução do programa, os alunos da escola passam por 12 lições, as quais debatem temáticas como: álcool, drogas, bullying, lições de cidadania, amizade, entre outras questões.
Na Categoria ONG a vencedora foi a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI). Formada por um grupo de voluntárias e mantida por doações, a instituição trabalha para o bem-estar do paciente oncológico carente, desenvolvendo vários serviços, que passa desde o apoio psicológico ao fornecimento de alimentos e suporte necessário para o tratamento do câncer.
A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida (AEV), foi a vencedora na categoria Associação. Desde 2008 a associação contribui com o bem-estar de pessoas com câncer, com ações que promovem a autoestima e acolhimento de pessoas acometidas pela doença, garantindo que as pessoas tenham acesso aos alimentos, suplementos, medicamentos, equipamentos para o tratamento, terapias complementares de apoio, palestras, orientações. Na categoria empresa a vencedora foi a Kalfix que desenvolve o Projeto “Craques do Futuro”. que estimula o esporte de Teresina através de aulas de futebol para 400 crianças, dos bairros Mocambinho, Esplanada, Planalto Uruguai e Promorar.
O governador Wellington Dias, fez o encerramento da solenidade de entrega afirmando que o Piauí é um estado reconhecido por ser solidário e que pretende construir um estado cada vez melhor para se viver. Na oportunidade lembrou-se de uma conversa com Frei Hans da Fazenda da Esperança no qual o mesmo disse que mundo só tem um remédio, sem contraindicação, sem efeito colaterais e ao perguntar qual era, Frei Hans respondeu de forma bem humorada “Amorex”, para enfatizar que todas essas instituições estão de parabéns por fazer com tanto amor. Wellington Dias falou ainda da necessidade de se homenagear em vida as pessoas que tanto fazem pelo nosso Estado.
“Andando pelo Piauí a gente ver muita coisa boa e foi quando nasceu a ideia desse prêmio que tem como objetivo revelar uma pequena parte da solidariedade do povo piauiense. O Piauí é o Estado brasileiro que menos se abandona idosos e que tem menos casais separados, ou seja, que valoriza a família, além de ser o estado que menos se tem crianças abandonadas pelos seus pais. Todos os indicados são vencedores e merecem parabéns e eu quero aqui agradecer em nome povo do Piauí. Quantas coisas maravilhosas a gente tem e é reconhecido por ser um dos lugares que mais demonstram solidariedade. Quanto mais a gente anda pelo Piauí e conhece, mas a gente aprende amar o Piauí e como governador prometo superar nossos problemas e tornar o Piauí cada vez mais desenvolvido e um lugar melhor para se viver. Vocês querem um lugar melhor para se viver? Eu quero, vamos governar juntos”, finalizou o governador.