Publicada em 05 de Novembro de 2015 �s 08h49
O Governador Wellington Dias participou, nessa quarta-feira (4), da inauguração das novas instalações da Polícia Federal no Piauí, localizada na Avenida João XXIII. O novo prédio tem cerca de 8 mil m² de área construída, divididos em oito blocos, sendo seis de dois andares e 11 pavimentos, onde funcionarão o atendimento ao público, ao estrangeiro, a emissão de passaportes, a divisão de segurança, a divisão de armas, divisão de controle de entorpecentes e controle de transportes químicos.
De acordo com o superintendente da PF, Delegado Antonio Tarcisio de Abreu Júnior, enfatizou que é a “Policia Federal se modernizando em prol da sociedade”. Ele comenta que as novas instalações têm o triplo do tamanho do espaço que ficava localizada na Avenida Maranhão e que conta com sistemas de comunicação avançados.
O governador Wellington Dias parabenizou a Policia Federal pela inauguração e disse que as parcerias devem ser ampliadas em 2016. “Sabemos do papel da PF no combate ao crime e temos muito que agradecer pelo trabalho realizado. Em 2016, queremos incorporar com o apoio do Ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, uma base integrada para os crimes de qualquer natureza. Trabalhamos um modelo de integração das Forças de Segurança Federal, juntamente com as forças de Segurança do Estado. Eu acredito que é com essa integração que a gente vence quem aposta no crime”, destaca o governador.
Os secretários de Estado da Segurança e da Justiça, Fabio Abreu e Daniel Oliveira, dentre outras autoridades, participaram da inauguração. Para o secretário Fábio Abreu, a principal parceria é a troca de informações, principalmente no que diz respeito ao combate do trafico de drogas. “Queremos a efetivação desta e de outras parcerias com a criação do Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública ainda em 2016”, disse Abreu.
Para o secretario da Justiça, Daniel Oliveira, a inauguração da nova sede traz muitos benefícios. “Ganha a Policia Federal, ganha os servidores e a sociedade. A Policia Federal tem respaldo em crimes ambientais, crimes fiscais dentre outras atribuições e ajuda a fortalecer a segurança para o povo do Estado do Piauí”, comenta Oliveira.
Desde 1966, a Polícia Federal está presente no Piauí, inicialmente como subdelegacia vinculada ao Estado do Ceará, na qual foi transformada em Divisão da Polícia Federal ligada PF de Brasília e no ano de 1979 passou a ser Superintendência Regional.