Publicada em 27 de Fevereiro de 2013 �s 13h57
O governador Wilson Martins entrega, na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília, documentos ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, pedindo ao Governo Federal a prorrogação do programa Venda no Balcão, que garante milho a preço subsidiado aos criadores dos municípios afetados pela seca no Piauí.
Wilson Martins vai pedir, também, a criação de novos polos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pela execução do programa, através de documentos que serão entregues ao presidente do órgão, Rubens Rodrigues dos Santos. Os novos polos solicitados são para os municípios de Simplício Mendes, Valença, Jaicós, Campo Maior e Esperantina.
Na audiência com o ministro, às 17 horas, o governador vai mostrar que o Piauí vive uma das maiores secas da história e que as previsões meteorológicas são de poucas chuvas, apontando para a continuidade do problema.
Nos documentos, Martins alerta para o baixo estoque de milho existente nos armazéns da Conab no Piauí e pede a compra de mais 100 mil toneladas do produto para atender aos criadores da região da seca. Pede também que a venda a preço subsidiado seja prorrogada, já que esta primeira etapa deverá ser encerrada nesta quinta-feira (28).