Com o objetivo de evitar acidentes de trânsito, a Sociedade Piauiense de Neurocirurgia lançou, nesta segunda-feira (11), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a campanha Neuro em Ação. O projeto busca conscientizar a população e alertar sobre os riscos da utilização do celular enquanto se dirige.
“O melhor remédio é a prevenção. A neurociência do Piauí, sob direção do doutor Benjamin, mostrou, em dados reais, que o uso do celular enquanto dirige é a maior causa de acidentes com sequelas graves no estado, mais que o álcool inclusive. E existe uma necessidade de integração e de apoio a essa causa tão importante. Estamos, inclusive, comemorando a adaptação de algumas cidades, onde as blitzen estão mais rígidas e os índices de mortalidade no trânsito diminuiram em 40%”, comentou o governador Wellington Dias.
A Neuro em Ação conta com a participação de ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares. “A campanha tem a finalidade de fazer a prevenção dos danos na vida do cidadão. A campanha chamará atenção para três tópicos principais: o uso do celular no trânsito, o mergulho em águas rasas e a má postura. É um trabalho que tem que ser feito integralmente com todos os poderes públicos, e a conscientização do cidadão é o que contribui para a finalização dos dados alarmantes de lesões que temos hoje no estado do Piauí”, afirma o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que está na coordenação da campanha.
“Estamos em uma ação de responsabilidade social. Os médicos estão criando um compromisso com a sociedade piauiense para buscar a reflexão de se autoprecaver. A Sociedade Piauiense de Neurologia está fazendo um serviço para o bem do estado, só falta agora que o povo se responsabilize para evitar os traumas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Programação
A campanha teve início nesta segunda-feira (11) e segue na terça-feira (12) com estande na avenida Raul Lopes e palestras simultâneas em escolas e faculdades da capital. Na quarta-feira (13), uma ação de distribuição de folders e orientações será realizada, entre 9h e 11h, no Shopping da Cidade e na Rodoviária. Já na quinta-feira (14), uma sessão solene será realizada, às 10h, na Assembleia Legislativa e, simultaneamente, mais palestras em bairros da cidade. A campanha será encerrada na sexta-feira (15), com palestras em escolas.
Autoria: Celianne Sampaio