Publicada em 18 de Setembro de 2015 �s 16h42
O governador Wellington Dias participou da solenidade de abertura do I Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado nesta sexta-feira (18), no auditório da OAB Piauí. O evento contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; secretário de Estado para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; secretário de Justiça, Daniel Oliveira; representantes das comissões de Direitos Humanos das seccionais da OAB, dentre outros.
De acordo com o governador Wellington Dias, o Brasil e o Piauí já avançaram mas muito nas políticas voltadas para as pessoas com deficiência, mas muito ainda precisa ser feito. “Fico muito feliz por esse encontro estar sendo realizado aqui no Piauí. Olhando para trás, percebemos que avançamos e olhando para frente percebemos que temos muito o que melhorar. Gosto muito do lema da pessoa com deficiência que diz: 'nada sobre nós, sem nós'. Por isso, nada mais oportuno do que essa solenidade aqui na OAB. Estamos juntos nessa luta”, assegurou.
Antomar Gonçalves Filho, secretário geral adjunto da OAB Piauí, ressaltou a importância da entidade no fomento a discussões importantes para a sociedade. “A OAB é a casa da cidadania porque nos preocupamos com a necessidade das pessoas. Antes, se achava que a Ordem só deveria se preocupar com o que estivesse na lei, mas hoje nós temos legitimidade para defender tudo o que se refere à sociedade”, disse. A OAB possui uma comissão específica do Direito da Pessoa com Deficiência, em quase todas as secções.
Segundo o secretário Mauro Eduardo, a OAB é uma grande parceira e esse evento é fundamental para esclarecer a legislação. “A OAB é um órgão fundamental para qualquer pessoa. E hoje, nesse evento, temos a oportunidade de está capacitando a sociedade como um todo, para que eles possam ter conhecimento da legislação que garante o direito da pessoa com deficiência”, conclui.