Para auxiliar os alunos na escolha da profissão, o Centro de Ensino Médio em Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa realizou a III Simpocemti - Simpósio das Profissões. O governador Wilson Martins e o secretário Educação Átila Lira participaram, neste sábado (31), dos debates sobre vocação profissional com estudantes do ensino médio.
"A ideia do Simpósio é reunir o máximo de informações sobre as diferentes áreas, expondo detalhes sobre o funcionamento e a rotina em diversas carreiras", explica Gideão Machado, diretor do Cemti.
O evento ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). Profissionais e estudantes destas Instituições de Ensino participaram do evento como palestrantes, ajudando os jovens na tomada de decisões.
Para a estudante Vitória Galvão, a discussão se faz necessária para auxiliar nessa fase de decisões difíceis. "Tenho muitas dúvidas sobre que curso fazer, que profissão seguir. Ter a oportunidade de debater sobre os próximos passos ajudará a direcionar minha vida para um curso", afirma.
Wilson Martins contou sua trajetória estudantil e relatou as dificuldades encontradas para seguir a carreira médica. "Na época, não existiam boas escolas no ensino público, existiam apenas professores com boa vontade, mas a dificuldade era imensa. Hoje, há uma evolução e um ganho significativo", ressalta o governador, enfatizando os investimentos realizados no setor, como a ampliação do número de escolas de tempo integral em todo o Estado e o Programa de Intercâmbio, lançado recentemente.
De acordo com o secretário Átila Lira, iniciativas como essa são muito bem vindas e encorajadas em todas as escolas do estado. "Esses alunos estão numa fase da vida em que a dúvida a respeito de que profissão seguir é real. Por isso é papel da escola dar a orientação necessária para que eles possam escolher com sabedoria e se tornar profissionais reconhecidos em suas áreas", enfatiza.
Por fim, o governador deixou um conselho dizendo aos jovens que "não escolham a profissão pela perspectiva de emprego e de salários porque vocês podem se tornar profissionais infelizes. Quando há interesse por determinada área, a satisfação é imediata e a dedicação maior, consequentemente, as chances de ganhar com isso são grandes".
Na ocasião foram premiadas, com tablets educacionais, as estudantes Myllena Santila, representante do Piauí no Parlamento Jovem Brasileiro e Camila Santos, representante do Piauí nos Jogos Escolares 2013, modalidade xadrez, ambas alunas do Cemti João Henrique.