Publicada em 29 de Abril de 2012 �s 16h40
O governador Wilson Martins participou da missa do vaqueiro na cidade de Queimada Nova, no Sul do Estado. A cerimônia acontece todos os anos e marca as comemorações da festa de emancipação politica da cidade.
Cerca de 50 pessoas participaram vestidas com todos os equipamentos de um vaqueiro. Um papel tipicamente masculino, a figura do vaqueiro entrou na cultura piauiense, mas em meios aos vários vaqueiros de Queimada Nova a dona de casa Alzenir Amorim, 42 anos, participa todos os anos da missa do vaqueiro e assiste a tudo de cima de seu cavalo e caracterizada.
“Todos os anos eu venho para a missa com meu filho e marido que são vaqueiros. Vou também para as outras cidades da região quando tem missa dos vaqueiros”, conta Alzenir, que afirmou que sempre vem pedir saúde e paz e que dessa vez o seu pedido maior é chuva, já que a cidade passa por uma das piores secas.
A missa foi celebrada pelos padres das cidades vizinha de Dom Inocêncio, padre Erasmo, e de Lagoa de Barro, padre Edilson. A missa do vaqueiro acontece sempre durante a Feira de Caprinos e Ovinos de Queimada Nova (Caprinova), mas que esse ano foi cancelada devido à seca que atingiu a região.