Publicada em 12 de Maio de 2015 �s 11h06
O governador Wellignton Dias participou, nesta terça-feira (12), da abertura da III Feira de Profissões da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Feira já faz parte do calendário acadêmico da Universidade e é organizada pelos estudantes da instituição. O evento reúne alunos de escolas públicas e privadas de todo o estado, e busca auxiliá-los na escolha da profissão que desejam seguir.
Durante a solenidade de abertura, o governador falou aos alunos sobre a importância da Feira e do desafio que é escolher a carreira profissional. O gestor falou também sobre as profissões que ganham força no estado, por conta de novos investimentos.
Wellington chamou à atenção para o fato de muitos jovens serem influenciados pelos pais e pelo fator econômico na hora de escolher o curso superior, o que muitas vezes resulta em frustração. Ele contou as experiências que teve quando estudante e falou da importância de seguir o coração e descobrir a verdadeira vocação profissional.
"Talvez muitos de vocês não saibam a importância que é estar aqui hoje. Lembro-me quando prestei vestibular. Minha mãe queria que eu fizesse medicina e eu queria fazer comunicação, mas não havia comunicação no Piauí. Cheguei a prestar vestibular para medicina e fui aprovado na segunda chamada, porque infelizmente um acidente levou a óbito dois alunos que haviam sido aprovados. Hoje, meu filho faz medicina e é algo que eu não interferi. Por que eu estou falando isso para vocês? Porque é importante que sigam o coração e aproveitem aqui para descobrir a verdadeira vocação profissional. Quero ver todos vocês no ensino superior", enaltece o governador.
De acordo com o coordenador geral da Feira, professor Raimundo Lenildo de Araújo, muitos alunos, ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda não têm certeza sobre qual profissão seguir, o que acaba gerando a desistência ao longo do curso. "Nosso planejamento é trazer alunos de várias escolas para escolherem sua profissão. Nossa meta é evitar que esses alunos, ao ingressarem no curso superior, venham a desistir".
Através da programação do evento, além de poder se decidir sobre a carreira profissional, os estudantes vão ter a oportunidade de adquirir conhecimento sobre as diversas áreas do ensino superior e do mercado de trabalho.
Ainda segundo o professor Raimundo Araújo, alguns dos seus atuais alunos, antes indecisos, participaram de feiras anteriores e, através do conhecimento que adquiriram sobre as áreas profissionais, decidiram qual curso superior ingressar. "Nós tivemos a primeira feira em novembro de 2013, a segunda em maio do ano passado e estamos na terceira edição do evento. Hoje, já identifiquei dois alunos em sala de aula que decidiram o curso depois de terem visitado a feira de profissões", complementa.
A expectativa é que cerca de 7 mil pessoas visitem os estandes da Feira de Profissões da Universidade Federal do Piauí.