Publicada em 27 de Agosto de 2013 �s 14h20
Na manhã desta terça-feira (26), o governador do estado do Piauí, Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, participaram da aula inaugural do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí, no Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez – Premen Sul.
Incrível. Assim definiu o programa de Intercâmbio Estudantil, a estudante Francisca Castro, do 1° ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique Sousa. Ela estava bastante animada com a oportunidade de aprender outra língua através do intercâmbio. “Essa é uma chance única. Minha família está me apoiando e vou me esforçar para conseguir participar do intercâmbio. Vejo esse programa como um enriquecimento tanto pessoal como profissional”, destaca.
“Estamos muito orgulhosos em poder dar essa oportunidade de conhecer novas línguas aos alunos da rede pública. Para aqueles alunos que não tiverem a oportunidade de fazer o intercâmbio, vamos proporcionar uma imersão onde estes estudantes ficarão durante 15 dias e falando apenas inglês ou espanhol”, declarou o governador o Wilson Martins.
Os alunos aptos ao intercâmbio internacional ficarão hospedados em casas de famílias acolhedoras em países que têm a língua inglesa ou espanhola como língua nativa, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile. Os cursos terão duração de um semestre letivo e os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 600 mensais.
“Estamos preocupados com nossos alunos e principalmente em dar oportunidades que sirvam para a vida pessoal e profissional desses jovens. Hoje, o Governo Federal tem um programa chamado Brasil sem Fronteiras onde o principal requisito para participar é falar outra língua, então, mesmo aqueles que não tiverem a chance de participar do intercâmbio terão grandes oportunidades”, frisa Átila Lira.
Rafael Pimentel é professor de Inglês e faz parte do Grupo Mult, que está implantando o programa no Estado do Piauí. “Estamos aqui selecionando instrutores, treinando e organizando a implantação do programa de Intercâmbio. Essa iniciativa de implantação do programa está fazendo com que o Estado cresça e se modernize”, diz Rafael.
Para a diretora da Unidade de Planejamento, Ivanildes Castro, esse é um momento muito importante para todos. “Estamos vencendo mais uma etapa, pois colocar esse programa em prática, em pouco tempo é uma vitória”, fala Ivanildes.
Os cursos serão divididos em três módulos: Básico, Intermediário 1 e Intermediário 2 e no final, os alunos receberão certificado de conclusão nas línguas inglesa ou espanhola. Estão sendo ofertadas 1.500 vagas e, inicialmente, 125 alunos participarão do intercâmbio, escolha que terá como critérios principais boas notas e destaque na língua escolhida.
“Esse momento, tanto para escola como para o estado é inédito. Para o aluno da rede estadual era muito difícil até sonhar em ir para o exterior, isso só pertencia a quem tinha um bom poder aquisitivo”, explica Valdir Soares, diretor do Premen Sul, que vê nessa iniciativa do Governo do Estado e da Seduc um marco na revolução do processo educacional do Estado.
Premen Sul é ampliado e reformado Investimentos para melhorar a qualidade no ensino do estado são uma das prioridades do governador Wilson Martins. Na manhã desta terça-feira foi entregue oficialmente a reforma e ampliação do Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez – Premen Sul. Na oportunidade, o governador do Estado, Wilson Martins, e o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, visitaram as novas instalações.
“Estamos aqui entregando 20 salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva coberta e com vestiário, refeitório e laboratório de enfermagem montados. Dar oportunidade a esses jovens terem um curso técnico de qualidade é o que nos motiva a trabalhar sempre mais”, frisa Wilson.
O Premen Sul atende hoje 2.600 alunos com cursos técnicos de enfermagem, análise clínica, radiologia, nutrição, técnico em saúde bucal, endemias e vigilância sanitária.