Publicada em 03 de Julho de 2015 �s 15h40
Há 399 dias dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016, a tocha olímpica foi oficialmente apresentada na manhã desta sexta-feira (3), em Brasilia, em solenidade com a presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o governador do Piauí, Wellington Dias.
A tocha, criada pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, traz na sua forma detalhes que remetem aos morros do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, vai percorrer todos os Estados brasileiros - mais de 128 mil quilometros - a partir de maio 2016, iniciando por Brasília.
Trezentas cidades estarão no roteiro. Em 83 haverá pernoite da tocha. No Piauí, a tocha percorrerá as cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Altos, Teresina e São Raimundo Nonato.
Do Piauí, a tocha seguirá para o Norte e Centro Oeste do Brasil e depois Sul e Sudeste, chegando ao Rio de Janeiro no dia 5 de agosto de 2016, data da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016.
Carlos Arthur, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, destacou a Integração do evento e a tocha como esse simbolo que vai integrar o povo brasileiro aos Jogos.
O ministro do Esporte, George Hilton, poetisou, homenageou todos os atletas que disputarão os jogos e reafirmou: "teremos a maior olimpíada de todos os tempos e o mundo falará dela por muitos e muitos anos". Ele citou ainda o Centro Paralímpico Brasileiro, que está sendo construído em São Paulo.
Segundo o ministro, o Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgado há duas semanas, apontou que a população sedentária do Brasil chega a 45%. "Temos que acender a chama olímpica no coração dessas pessoas", declarou.
Dilma
Para a presidente Dilma, a tocha traz responsabilidade e emoção. "O Brasil será o primeiro pais da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da terra", observou
Dilma fez uma relação do povo Brasileiro aos atletas. "Somos bons atletas na capacidade de não desistir, superar-se, se esforçar continuamente", afirmou.
Piauí
O governador do Piauí, Wellington Dias, vai criar um Comitê da Tocha Olímpica que será integrado por diversas secretarias como Fundespi, Turismo, Cultura, dentre outras.
Ele quer associar o percurso da tocha aos pontos turísticos e históricos das Cidades por onde ela irá passar. "Será também uma oportunidade para homenagearmos a nossa medalhista olímpica, Sarah Menezes, e também os nossos medalhistas na educação", adiantou.
Participaram também da solenidade os governadores do Rio de Janeiro, Pezão, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paz; atletas, patrocinadores oficiais Coca-Cola, Nissan e Bradesco.