Publicada em 20 de Agosto de 2012 �s 16h39
O governador Wilson Martins parabenizou, durante reunião no Palácio de Karnak, os gerentes regionais, superintendentes e diretores da Secretaria Estadual de Educação pelo bom desempenho da rede estadual de ensino do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011.
Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. Em 2011, o Piauí, juntamente com o Ceará, foram os dois estados que mais se destacaram ao conseguir superar em quase 1 ponto a meta esperada. O Piauí tinha como meta para 2011 o índice de 3,6, mas acabou atingindo 4,4; o Ceará por sua vez deveria chegar a 4,0, mas acabou ficando com 4,9.
Aos professores, o governador Wilson Martins assegurou o crescimento dos investimentos em educação, assim como se pode observar nos últimos dois anos. “Eu acredito muito na educação de tempo integral. Aumentamos o custeio da Seduc em mais de um milhão de reais por conta da educação de tempo integral. São reformas, pagamento de gratificação para os professores, mais gastos com alimentação”, disse o governador sobre o programa, que já abrange 181 escolas da rede estadual de ensino.
Wilson Martins também falou sobre o entusiasmo com os programas Palavra de Criança, que em parceria com o Unicef pretende ampliar o percentual de alunos alfabetizados na idade correta, e Mais Saber, que leva ensino de qualidade a alunos de todo o país através da mediação tecnológica.
A Superintendente de Ensino da Seduc, Joara Ribeiro, destacou a profissionalização da gestão da educação como um dos fatores que tem proporcionado esse avanço ao Piauí. Segundo a professora, com a escolha dos gerentes regionais de educação através de teste seletivo e a adoção de planos de metas, tem sido possível melhorar o desempenho das unidades escolares em todo o Piauí.
Premiação Durante a reunião, o governador Wilson Martins afirmou que encomendou ao secretário estadual de Educação um projeto de premiação para as escolas e os alunos que atingirem melhores resultados no IDEB, maior índice de matrícula e menor evasão escolar. “Precisamos dar atenção redobrada às escolas que tem um desempenho abaixo do esperado, mas também temos de valorizar aquelas que cumprem o dever de casa”, disse o secretário.
Equipes das 28 Gerências Regionais de Educação da Seduc estão em Teresina participando de reunião para discutir os seguintes temas: ProgramaMais Saber; Sistema de Avaliação do Estado do Piauí – SAEPI; Programa Nacional da Alfabetização na idade; Pronatec; Reordenamento da Rede; Avaliação dos Diretores Escolares; Proposta pedagógica para o Ensino Médio; Diretrizes da Avaliação da Aprendizagem.