Publicada em 11 de Abril de 2016 �s 16h09
Uma solenidade no Liceu Piauiense, às 11h desta segnda, marcou o lançamento do Pré-Enem Seduc: a estratégia da Secretaria de Estado da Educação para reforçar o aprendizado para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. O evento teve a participação do governador Wellington Dias e homenagem a estudantes da rede pública aprovados em universidades públicas e privadas.
“O Pré-Enem Seduc é o programa de reforço que a Secretaria está oferecendo aos nossos alunos que irão fazer o Enem, a principal porta de entrada para universidades públicas. Ele é composto por quatro ações distintas, entre as quais estão aulas pelo Canal Educação, revisões e até um aplicativo com vídeos, apostilas e apoio ao estudante”, comentou a secretária Rejane Dias.
Para o governador Wellington Dias, a escola pública precisa dar mais oportunidade para seus alunos em todo o Estado competirem na busca por uma vaga na universidade. “Para isso, vale lançar mão da tecnologia, como é o caso do Canal Educação, e fazer esse conteúdo de qualidade chegar a todos os estudantes”, completou.
Empenho
O egresso do Liceu Piauiense, Daniel Rodrigues Gonçalves, de 19 anos, hoje é aluno do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele conta que apesar da escola ter passado por reforma em 2015, as aulas foram ministradas em outro espaço físico e ele aproveitou as ações de reforço da Seduc para complementar os estudos.
“Fui a três revisões ao vivo e acompanhei aulas do Canal Educação. Além do conteúdo, as dicas de como avaliar as questões foram fundamentais para eu passar na seleção. Acredito que este ano, com mais condições e um programa maior, as possibilidades dos alunos da rede estadual serão melhores”, conta o estudante.
Pré-Enem Seduc:
Objetivos:
Promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal porta de entrada para universidades públicas.
Metodologia:
A Seduc vai promover a maior oferta de cursos e conteúdos curriculares por meio de quatro ações distintas, são elas: Preparatório Enem do Canal Educação, Seduc/Enem Online, Revisões de Auditório Transmitidas e Aulas para Áreas Específicas.
Preparatório Enem (Canal Educação)
Aulas aos sábados e domingos, por meio do Canal Educação, para estudantes da rede pública estadual de ensino. As disciplinas serão ministradas por professores renomados em Teresina e especialistas na resolução das provas do Enem.
As aulas serão transmitidas ao vivo do estúdio do Canal Educação, para 268 escolas, em 180 municípios. Os estudantes podem fazer questionamentos ou tirar dúvidas durante as apresentações.
Seduc/Enem Online
Aplicativo para celular, tablet e computador para repassar conteúdo e comunicação com professores. Pelo App será possível:
Ter acesso aos cadernos para cada disciplina do Enem;
Baixar o material para leitura off line;
Assistir vídeos com aulas ministradas por professores renomados;
Realizar testes com correção das questões;
Enviar dúvidas para serem respondidas pela equipe do Canal Educação.
Revisões de Auditório Transmitidas
Revisões em grandes espaços que ocorrerão simultaneamente na capital e algumas cidades do interior, que também serão transmitidas pela TV e pelo Canal Educação.
Serão realizadas 6 grandes revisões até a data do Enem. Os eventos terão o objetivo motivacional de repassar conteúdo das disciplinas e orientar os alunos sobre as provas.
Turmas específicas
A abertura de turmas para áreas específicas da prova do Enem: natureza, humanas e saúde.