O Governador Wellington Dias lançou, na manhã desta segunda-feira (3), a campanha "Pré-Enem Seduc: reta final”. O projeto, realizado pelo Governo do Estado por meio Secretaria Estadual da Educação (Seduc), entra na sua reta final e traz novidades para os alunos das redes públicas de ensino.
Dentre elas, está o Passe Livre Enem que vai garantir a passagem de ônibus para os alunos do 3º ano residentes em Teresina. Cada aluno receberá um cartão com quatro passagens, duas para cada dia de prova. Para o interior, a Seduc vai garantir ônibus das cidades onde não haverá pontos de aplicação para os municípios onde serão realizadas as provas do Enem. Mais de 20 mil estudantes já participaram das 10 revisões Pré-Enem Seduc e se preparam para realizar as provas nos dias 5 e 6 de novembro.
Universidade Aberta
No evento, o governador ressaltou ainda a abertura de 14 mil vagas na Universidade Aberta do Brasil (UAB). São vagas para o ingresso ao ensino superior e pós-graduação distribuídas em mais de 90 municípios do estado.
“Além das vagas do Enem, trazemos agora essa novidade. O jovem que reside no interior poderá estudar perto da sua família, na sua cidade natal, onde antes não tinha estrutura para ofertar um ensino de qualidade. Hoje, a formação superior desses jovens se torna realidade e vir para a capital será uma alternativa e não falta de opção. Ainda lançaremos no dia 19 o edital da Universidade Estadual com mais 4 mil vagas”, destacou o governador.
A expansão da Universidade Aberta tem acontecido com grande êxito no Piauí. Com polos instalados em diversas regiões do Estado, as UABs levam ensino de qualidade às regiões que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. A proposta do governo consiste em redesenhar o projeto da Universidade Aberta para que ela funcione de forma efetiva em todo o estado.
Outro objetivo do governo é suprir a carência de professores nos municípios. “Para isso, um levantamento está sendo feito para sabermos quais regiões precisam dos profissionais de determinadas áreas. Outra prioridade é a implantação da mediação tecnológica, que está sendo realizada e se torna cada vez mais essencial nas redes de ensino”, complementou a secretária da Educação, Rejane Dias.