Publicada em 07 de Janeiro de 2014 �s 10h48
O lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014 está marcado para acontecer, nesta quarta-feira (8), às 7h30, na Fazenda Cícero, no Km 15 da PI 130, e contará com a presença do governador Wilson Martins.
O Piauí é considerado hoje uma área livre de febre aftosa com vacinação, os ganhos socioeconômicos refletem na comercialização do gado piauiense para qualquer parte do país, os criadores negociam melhores preços e a população passa a ter maior segurança em relação ao consumo.
O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio, explica que a meta é vacinar mais de um milhão de cabeças de gado nas mais de 75 mil propriedades de todo o Estado e ressalta que até maio deste ano o Piauí receberá certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo. “A vacina é a segurança de não termos a doença no nosso gado e este fator nos traz inúmeros benefícios, principalmente em relação à venda do gado”, pontua o diretor.
O prazo para o criador comprar a vacina vai até o dia 31 deste mês, e até o dia 15 de fevereiro o proprietário deve certificar a vacina em seu rebanho em um dos 200 escritórios da Adapi espalhados por todo o território piauiense. A próxima etapa de vacinação contra febre aftosa está prevista para julho de 2014.